Estalidos ao mastigar? Enjoos e dores de cabeça?

Se você tem sintomas como dor de cabeça mais de uma vez na semana, tonteiras, enjoos, sensação de desmaio, estalos na articulação da mandíbula, dificuldade para abrir a boca, zumbidos no ouvido ou sensação de ouvido tampado, em primeiro lugar vá a um Otorrino para descartar problemas nas carótidas ou Labirintite, em segundo lugar procure um bom Fisioterapeuta, pois estes são os principais sintomas da DTM ou Disfunção Temporomandibular.

A articulação temporomandibular é bilateral, localizada logo à frente dos ouvidos, sendo responsável por todos os movimentos da mandíbula como abrir, fechar, movimentos laterais, protusão e retrusão. Muitos fatores podem gerar problemas aos músculos e ligamentos destas articulações, causando dores irradiadas para cabeça, ombros, pescoço, braços e peito (simulando problemas cardíacos). Essas tensões musculares exageradas são muitas vezes causadas por bruxismo, quando o paciente range os dentes enquanto dorme ou apenas por pressioná-los fortemente durante as horas de sono e mesmo durante o dia, sendo muitas vezes necessário tratamento concomitante com um Odontologista especializado, que fará uma placa miorrelaxante, visando estabilizar a articulação durante as horas de sono.

Realizo tratamento aprendido em minha Pós Graduação, que consiste em massoterapia, técnicas miofasciais, mobilização articular e termoterapia, aos quais acrescentei crochetagem fisioterapêutica. Este tratamento alivia, já nas primeiras sessões, os principais sintomas desta disfunção.

Simone Sussekind
Fisioterapeuta CREFITO 193265